segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

[parte 2] O que são milagres?

Milagre ou ciência 2


   
Não precisa nem dizer então, que todas as religiões sobrevivem por conta dos milagres. Para defender o que afirmo, uso o fato de TODAS as religiões do mundo tratarem de assuntos que não cabe a ser humano algum ter CERTEZA de que verdadeiramente aquilo é real, se aquele versão da história é verdadeira. Toda religião fala da
1- Criação, algo que nunca poderemos ver.
2 - Fim dos tempos, algo que nunca poderemos ver, quando o "fim dos tempos" chegar seremos incapazes de julgar quem estava certo ou errado e a respeito do que, pois seremos consumidos pelo FIM DOS TEMPOS, isso é lógico. Se alguém sobreviver pra ter certeza não será fim dos tempos -> TAN-DAN!
3 - A morte, nossos sentidos que nos levam a "crer", a observar, a tirar conclusões só são válidos enquanto estivermos vivos, nosso cérebro não raciocina morto (isso é lógico). Então ninguém será capaz de degustar do prazer da morte, interpretá-lo (para isso ele deveria estar vivo) e repassar para alguém vivo (deveria estar vivo tarmbém).
Por "vivo", eu considero capaz de ouvir, sentir, respirar, transmitir informações, interagir com esse mundo, etc.

Então milagres são fatos inexplicáveis, que burlam as leis naturais. Por isso a religião precisa de milagres, por que: Aquilo que não pode ser observado, não pode ser provado. Se não pode ser provada nem sua existência nem a sua não existência, então a religião pode ter total controle sobre isso. É o que conhecemos como "bate boca". A minha fé é certa! Não, a minha é certa. Só para quebrar um pouco o clima culto, lá vai a tirinha (uma conversa entre ZEUS e ODIN):

Clique na imagem para ampliar!


Ou seja: A religião usa de milagres por que eles estão ACIMA do entendimento humano, sendo assim, não se pode discutir a sua VERACIDADE ou NÃO, usando de FÉ.

" ... Verdades são leis, ou realmente acontecem ou serão objetos de uma mera OPINIÃO humana ... "


Analisando essa frase sabe-se o seguinte:

1 - o que não podemos provar, não podemos JULGAR como verdade.
2 - o que podemos provar, podemos JULGAR como "até agora isso é verdade".
3 - o que é observável é capaz de ser provado (isso será objeto de um outro post, bem detalhado).
E esse "4" é o mais perigoso:
4 - Uma "afirmação" que pode ser AFIRMADA sem nenhum evidência e lógica, pode também ser REFUTADA sem nenhuma evidência e lógica. (isso também será objeto de um outro post, bem detalhado).


O caso do magnetismo




          Antigamente como todos sabem acreditava-se em apenas quatro elementos da matéria: terra, fogo, água e ar. O éter era o elemento superior. Os gregos consideravam o éter como sendo o ar dos deuses, a essência de vida, respiração dos deuses. As demais culturas acreditavam mais ou menos por aí.
          O que venho dizer é que tudo o que não se podia explicar, era chamado de milagre, e esse milagre era impulsionado pelo éter. ou seja, "à divindade"é atribuída as coisas que não se pode explicar. Ar era fácil faze/encontrar. Fogo também. Terra nem se fala. E água nós produzíamos água só em suar. Mas o éter não. Não podia ser observado, nem "criado".
          Um dia percebeu-se que havia repulsão entre pedaços de um óxido ferroso (hoje sabemos que é um óxido ferroso, antigamente não) chamado de magnetita. Quando foi observado isso, chamaram de bruxo, de mago, de feiticeiroAquele feiticeiro que conseguia por meio disso, ou até pelo modo mais arcaico friccionando o âmbar contra uma pele de animal e produzir essa "força" que repelia ou atraia objetos, era considerado mago, bruxo, qualquer coisa do tipo. Ele foi capaz de "manusear" o éter. Foi o instrumento do milagre. E aquilo era visto como um milagre: imagine a concepção de uma pessoa que vê que as cosias se movimentam somente se  empurrá-las. Ou o vento (que era um elemento) ou uma coisa material. Mais surge uma força que puxa outras coisas ou empurra sem nem ao menos tocá-la, sabe o que é isso: O PODEr DE DEUS! (muarrarrá).



         Pode parecer idiota por que já vivemos em uma concepção de mundo evoluída. Mas dizer que para um daqueles "atrasados" que existia uma lei tão normal quando a de que "as coisas caem" (gravidade) e que isso não era o poder de deus => ouviria isso: "quem você pensa que é para dizer que isso não é o poder de deus!" E a julgar pela época, seria morto em nome do próprio deus. Estava indo contra o deus todo poderoso, e a igreja se posicionava exatamente dessa maneira.


Clique na imagem para ampliar!


Por meio dessa breve história lhes mostro que o que conhecemos HOJE como milagre, amanhã poderá ser atribuído a uma força natural, algo explicável e incontestável (já que é lei natural). 

O que quero dizer com isso é que muitos eventos que eram observados pelos nossos antepassados eram interpretados usando as próprias lendas e/ou explicados usando simbolismos e comparações com conhecimentos que eles tinham ou achavam ter sobre o universo. 

"... Eis o motivo de existir apenas um TEOREMA DE PITÁGORAS e várias RELIGIÕES, a ciência pode provar a veracidade ou não dos fatos e teoremas, a religião não tem esse poder ... " (joe)





Nenhum comentário:

Postar um comentário