quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

[parte 3] O que são milagres?

Valquírias


" ...as valquírias são virgens da guerra, montadas em cavalos e armaduras com elmos e lanças. [...] Quando elas cavalgam adiante em sua mensagem, suas armaduras derramam uma luz estranha que bruxuleia, que acende por cima dos céus do norte..."



Valquírias eram deidades inferiores a Odin, na mitologia nórdica. E sabe o que é esse efeito que as Valquírias causavam? Era o que conhecemos hoje de "Aurora Polar" ou como Galileu chamou: "Aurora Boreal", em homenagem a deusa romana Aurora e seu filho Bóreas. Agora por mais que você ache isso um absurdo (você não passou sua vida inteira ouvindo sobre Valquírias e nem sobre os pensamentos e ensinamentos lógicos, então é fácil achar isso um absurdo) tente responder a minha pergunta: Como eu iria contestar, naquela época, que isso não era formado por Valquírias?



E pergunto mais: Como você pode provar hoje que não é o fruto de Valquírias? Eles são seres espirituais, estão acima desse plano, então se fossem realmente valquírias a causa da aurora boreal, apesar de hoje a ciência provar que não são, a fé seria um empecilho... Um exemplo mais próximo disso é o do arco-íris: apesar de hoje se explicar a causa, a fé diz que foi um pacto entre Jeová e Noé. (volte a ler o exemplo se surgir questões sobre o assunto novamente).

Então Para quem tiver questionamentos sobre a pergunta "como você pode provar hoje que não é o fruto das Valquírias?" em breve usarei um post de título "O duende superior e o os unicórnios" para discutir isso. Muito estranho o título? Então espera para ver o conteúdo uahdausduadua


Os Eclipses


É incrível como esse nome, PARA SEMPRE, influenciará nosso pensamento, levando-nos a pensar sobre aquela série de livros que viraram filmes. Aquela mesmo, daquele "vampirinho viado!". (Só para descontrair! Comecei até ler o primeiro livro, assim que foram feitas as traduções para PT-BR, sinceramente não gostei da estória, mas quem gostou não tenho nada contra).




Eclipse são aqueles eventos em que três ou mais corpos celestes de um mesmo sistema gravitacional se alinham. Guiarei a conversa para a "fé" de alguns povos escandinavos. Eles acreditavam em dois seres sobrenaturais, os lobos Skoll e Hati. Skoll era um lobo que tentava devorar os cavalos Arvákr e Alsvid. Esses cavalos puxavam uma deusa chamada Sol (ou Sigel, em inglês arcaico). Ou seja, o movimento do sol passando por nossas cabeças era a constante fuga da deusa Sol. Essa deusa estava em uma espécie de carroça puxada por dois cavalos. O irmão de Skoll, que era o lobo Hati, por sua vez, tinha como missão perseguir a lua. Sabe o que os escandinavos explicavam os eclipses? Diziam que era quando um desses lobos estava quase conseguindo abocanhar o Sol ou a Lua.

[Clique na imagem para ampliar]


Virou uma espécie de dia especial, o dia de um eclipse. Eles por algum motivo propagaram essa informação de geração em geração com uma espécie de mini-ritual religioso: Quando estava para acontecer um eclipse, os guerreiros erguiam suas espadas e desafiavam o lobo que iria abocanhar a deusa representando pelo sol ou a deusa representada pela lua. Não entendiam eles, que independente de erguerem as espadas ou não aquele "lobo" não iria conseguir engolir a deusa sol ou a deusa lua. Mas, na subordinação ao sobrenatural, ao inexplicável, nenhum grupo deixou de fazer o mini-ritual uma só vez. Nenhum se atreveu a pensar nem ao menos que esses acontecimentos tinham uma espécie de "data" marcada para acontecer. Apenas aceitaram a ideia disso ser uma briga entre deuses. Não se atreveram a pensar além!


Já deu pra perceber que quando o ser humano (em sua totalidade, tanto em relação a cor, raça, cultura ou época, preste bem atenção ou ÉPOCA!!!) não entende algo, ou ele atribui isso a divindade que acredita existir ou simplesmente diz "é milagre" (eu separei as ideias na frase, mas eu as considero como procedendo da mesma intensão: NÃO PENSAR ou simplesmente NÃO QUERER DESCOBRIR.


Pseudo-conclusão: "... Um milagre só é milagre até o momento de ser explicado ... "


[Clique na imagem para ampliar]






Um comentário: