quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mural - [Parte 2] deus e o tempo, um grande problema


[o texto é ORIGINAL, foi apenas formatado e marcado com os pontos para debate]


No seu "problema 1" há um pequeno problema que vou tentar ilustrar. 


Suponha que, por exemplo, você tenha uma pessoa se movendo a velocidade da luz até certo ponto do universo (Em uma nave criada para isso, suponha). Para essa pessoa, o tempo passa como você disse ( Evento 1 -> Evento 2 (vindo do 1) ) e assim por diante, contudo, para os humanos que ficaram na terra, uma sucessão de eventos ocorre durante o evento 1 e 2 [ PONTO 1] devido as teorias escritas por Einstein. 

Uma vez que o espaço se modifica e a velocidade é maior na espaçonave, então o tempo também é modificado. No exemplo, se o cara da espaçonave passar umas 4 semanas viajando a essa velocidade, aqui na terra se passarão mais de anos e uma sucessão de fatores acontecerão e isso define especificamente uma coisa que pode quebrar a lógica do tempo vivido aqui [PONTO 2].

Se imaginarmos que exista um deus, caso exista, ele pode estar em lugares diferentes, velocidades diferentes e, portanto, curvaturas tempo-espaço diferentes da nossa, em um outro tempo e certamente, se ele for onipotente suficientemente para isso, não quebrará a lógica que ele mesmo criou [PONTO 3] para descrever o tempo. Depois comento mais =D.

Parabenizo desde já a alusão que Marcos fez. Concordo em parte. Separei em 3 pontos que irei tentar responder.



PONTO 1 - Na verdade, o mesmo número de eventos que ocorre no nosso universo ocorrou no universo divino. A diferença é que DEUS só se permitiu perceber 2 eventos. É como o ato de dormir: Só por que não percebemos 8 horas durante o sono quer dizer que saltamos no tempo. Apenas não tivemos a capacidade de "degustar" todo o tempo. Mas aqueles fatos aconteceram de fato! 

PONTO 2 e PONTO 3 - Novamente é um perigo pensa assim (como é um perigo pensar da maneira expressa no blog). Você limita a divindade quando afirma isso: "não quebrar a lógica que ele mesmo criou". Esse deus então pode viajar por diferente épocas, mas só pode interferir no presente? Então quer dizer que o "TEMPO QUE MANDA NA PARADA, BIXO" é o nosso tempo. 

Explicando melhor seria: há um dia atrás, quando o ontem era o presente, deus poderia afetar minha vida. Mas hoje ele só pode afetar, minha vida no HOJE. Ele pode até voltar para o ontem, mas como o MEU TEMPO já passou, ele não pode mais afetar o ontem. Tá vendo que acaba sendo o MEU TEMPO quem manda? E quem estaria sujeito ao meu tempo? DEUS!

Não invalido o seu argumento, como estamos presos ao presente, isso se torna apenas um "bate boca", mas foi interessante o que você disse sobre "quebrar suas próprias regras", em breve postarei "O que são milagres?" e subiremos o nível da conversa!

Você considera assim, que de fato não há um além-tempo. E deus é totalmente sujeito ao "universo". Ele não é separado desse "universo". Até agora falamos em deus. Caso for preciso converteremos para Jeová, caso não seja, nos detenhamos a ideia de "deus" mesmo (substantivo comum).



[Mapa]
Deus e o tempo, um grande problema, partes: { 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 }
Mural { 3 }


Nenhum comentário:

Postar um comentário