domingo, 27 de novembro de 2011

[Parte 5] deus e o tempo, um grande problema

Paradoxo da criação do universo



É sabido que se deus sofresse ação do além-tempo ele estaria subordinado e não seria um tempo perfeito, só seria um tempo acima desse nosso, precisando assim (já que tudo na fé tem que proceder de uma coisa perfeita) existir um tempo acima do além-tempo em que deus não pudesse habitar e que fosse perfeito. Adotamos aqui a criação do universo no exato momento da criação do tempo. Por que o tempo e o universo estão ligados de uma maneira que é impossível se pensar neles separados. (Quem tiver alguma ideia de como fazer isso entre em contato com o blog, será um novo post, fico infinitamente agradecido).

O paradoxo da criação é nada mais nada menos que isso:
"... se não há passagem de tempo no além-tempo , não se pode ter havido um momento de criação. Pois o momento de criação abre a porta para existir um momento anterior, em que nada teria sido criado. Se é possível distinguir um "momento anterior" e um "momento posterior" no além-tempo então destrói um dos princípios que é justamente a não passagem de tempo no além-tempo, por que lá não há mudanças..."

Poderia tentar manter a ideia da não mudança no além-tempo fixando dois períodos de perfeição:
I - o puro vazio (além-tempo)
II - a existência do tempo
Mas mesmo assim fere o conceito de perfeição da não passagem de tempo. Então o que se tem a dizer é: Um paradoxo. Quem sabe mentes superiores a nossa consiga ver alguma solução, mas por enquanto, tratasse de um paradoxo.


[adicionado] Ou seja, se o que entendemos por "antes" e "depois" só é permitido no tempo, e o tempo está ligado ao universo, como é possível haver um momento "antes" da criação?


A existência desse momento, nos deixa pensando que já existia o tempo, mas o que entendemos de tempo está ligado ao universo (moléculas constantemente em movimento, etc. isto é, a ordem dos eventos "n,n+1, ...." então não se pode ter havido um momento antes da criação!


(voltaremos ao tema no próximo post, clique em continuar)





Nenhum comentário:

Postar um comentário